Padre Willian Coutinho

O Padre Willian Carlos Viana Coutinho é o filho caçula do casal Carlos Santana Alves Coutinho e Maria Auxiliadora Viana Coutinho. De família humilde, Willian nasceu no antigo hospital Santa Helena, no dia 4 de fevereiro de 1992, em Januária MG. Desde criança foi incentivado pelo seus pais a participar da catequese e, com o tempo, tomou gosto por tudo ligado à Igreja. Frequentou diligentemente os encontros catequéticos na Paróquia da Sagrada Família, em sua cidade, e sempre se destacou por sua participação e comprometimento. Desde a tenra idade sentia no coração um desejo de fazer algo de bom pelas pessoas, desejo inocente de criança, mas que, aos poucos, foi amadurecido. Na escola era aplicado e muito inteligente. Sempre gostou de criar histórias, assumir responsabilidades, liderar grupos e colocar seus talentos e aptididões em exercício. Foi aluno da Escola Municipal Judith Jaques, do centro Educacional Mundo Encantado, da Escola Estadual Bias Forte, da Escola Estadual Princesa Januária e do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG, Capus Januária.
Com 13 anos foi indicado para paricipar do Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC), da Paróquia Catedral Nossa Senhora das Dores, onde fez muitos amigos e logo passou a fazer parte da equipe de coordenação desse mesmo grupo de jovens. Nesse período foi possível colocar seus dons à disposição da Igreja por meio de peças teatrais que ele mesmo escrevia e dirigia, apresentações e iniciativas com jovens das comunidades, palestras sobre os mais variados temas, entre tantas outras atividades. Seu engajamento era notório e todos podiam contar com seu apoio e auxílio. Do EAC, surgiu outro grupo: o Communio Caritatis, grupo de adoradores que até hoje possui o objetivo de evangelizar por meio da contemplação, da comunhão Fraterna e através da arte colocada a disposição do Evangelho. Nesse grupo também assumiu a equipe de coordenação, o ministério de artes e passou a conhecer mais a Igreja e a descobrir o quão maravilhoso é estar a serviço dela. Nesse período cresceu também seu engajamento pastoral: foi catequista, auxiliava a pastoral do dízimo, visitava constantemente as comunidades rurais da paróquia para auxiliar em formações e retiros, e tudo isso passou a fazer parte do seu mundo. O pároco da época, Pe. Joelmir Inácio da Cruz, o convidou para participar de encontros vocacionais em vista do presbiterado, Willian, mesmo não tendo certeza sobre sua opção vocacional, aceitou. Contudo, fazia, ao mesmo tempo, caminho vocacional para a Comunidade de Vida Filhos de Maria, e, para sua surpresa, foi aprovado em ambos os processos. Depois de muita oração e discernimento, decidiu ingressar no seminário. No dia 4 de fevereiro de 2010, dia exato do seu aniversário de 18 anos, iniciava o processo formativo rumo ao sacerdócio, processo que duraria 8 anos.
Como a Diocese de Januária não possui seminário próprio, estudou em três seminários diferentes. Cursou o Propedêutico no Seminário São Pio X, na Arquidiocese de Montes Claros. Cursou Filosofia no Seminário Nossa Senhora das Dores, da Diocese da Campanha. Cursou Teologia no Seminário São José, da Arquidiocese de Mariana. Em todo seu processo formativo era visível seu amor à vida consagrada e seu ardente desejo de evangelizar em todas as ocasiões. Como sempre teve aptidão para a comunicação, criou um canal no You Tube chamdo Foca na Jornada, com o objetivo de envangelizar jovens nas redes sociais. A iniciativa possibilitou uma abertura a infinitas realidades de jovens que possuem sede de Deus. O canal se tornou progama de TV e por um ano foi visto por milhares de jovens conectados de todo o Brasil. Como seminarista, ajudou na formação da Comissão Missionária de seminaristas, o COMISE, e foi o primeiro coordenador da equipe responsável por pensar, estruturar e desenvolver o espírito missionário entre os futuros padres da Diocese de Januária.
Como Diácono, se colocou a disposião das necessidades de sua diocese e esteve presente em muitas paróquias: Paróquia Divino Espírito Santo, em São Romão; Paróquia Cristo rei, em Montalvânia; a Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Juvenília, onde permaneceu como pároco após sua ordenação presbiteral. A vivência de seu ministério é marcada pelo espírito missionário próprio de quem fez uma verdadeira experiência com Cristo, missionário do Pai e seu lema, “Pela graça de Deus” reflete de fato a vida de um consagrado que deseja ardentemente realizar em sua vida a vontade divina. Em Juvenília permaneceu durante quase 3 anos e lá fez suas primeiras experiências como sacerdote em uma paróquia economicamente limitada, mas que o ajudou a crescer no amor ao ministério. Além disso, durante dois anos, assumiu na diocese a coordenação da Pastoral da Comunicação e estimulou a estruturação dessa pastoral por meio de encontros formativos e de espiritualidade.
Em 2021 foi enviado a São Romão MG, para a paróquia Divino Espírito Santo, onde já havia feito experiência como seminarista e como diácono e hoje contribui com os trabalhos pastorais desta paróquia.
Realiza também sua missão na área da comunicação, evangelizando nas redes sociais e angaria ao todo quase 300 mil seguidores no instagram e no Tiktok e atualmente está à frente do quadro “Descomplica” do programa “Fé na vida”, da TV EVANGELIZAR, rede católica assistida nacionalmente e internacionalmente.
Roguemos ao Senhor que o acompanhe em sua missão, a fim de que sua história continue a ser marcada “pela Graça de Deus”.

Padre Willian Coutinho

Personalidades
parceiras

Conheça as personalidades que fazem
parte da TV Evangelizar e levam
informação para o seu dia.

Veja todos